06/11/2014

livro do mês: Alma Rebelde

O livro que se segue foi escrito por uma senhora que aos meus olhos tem a elegância de uma dama antiga e uma timidez azul, polvilhada de insegurança, que me encanta, por tão bem lhe perceber as dúvidas.
Escreve de forma clara, farta e fluente, ao que não deve ser alheio o facto de ser professora (assim ou ao contrário), pelo que não me é difícil imaginá-la como timoneira de outros navios, a escola, a casa, a família.
E Alma Rebelde é o seu primeiro livro, um livro sobre uma rapariga que viveu num outro tempo ou um livro sobre o tempo e a sociedade que calhou em sorte a essa mesma mulher.
Ou, como encontrei enquanto pesquisava (sim, eu pesquisei!, vá, googlei só ), a autora em entrevista ao blog À Lareira Com… a desenhar o livro a traço grosso: 
Okay, o que posso dizer que não estrague a leitura? Que inclui cartas? Que a nossa Joana faz uns quantos quilómetros, de carruagem e não só, em direção ao seu futuro? Que o Santiago, segundo me dizem, é uma força da natureza?
E parece-me pouco, porque o livro é isto e muito mais.


Alma Rebelde
(romance, 2012, Porto Editora)
Carla M. Soares
Sinopse
No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?

Sem comentários:

Enviar um comentário