03/07/2014

livro do mês: Todos os Dias São Meus

A Ana Saragoça é a timoneira do Colectivo NAU em Julho. Oportunidade para recuperar o seu romance de estreia, «Todos os Dias São Meus», citado na revista LER por Mário de Carvalho como um dos livros de novos autores que mais o surpreenderam. Bastaria isso para ser leitura obrigatória. Mas quem tiver a sorte de pegar nele, irá encontrar muitas mais razões para dar o tempo por bem entregue. 


Todos os Dias São Meus
romance (2012, Estampa)
Ana Saragoça

sinopse

Um prédio. Uma morte. Um mistério. Não se trata, porém, de um romance de pretexto policial. É verdade que há polícias e testemunhas - sobretudo testemunhas - e alguns suspeitos. Mas Todos os Dias são Meus é um extraordinário retrato do Portugal profundo, com os seus tiques, os seus ressentimentos, os seus ridículos.

2 comentários:

  1. Não tinha conhecimento do comentário do Mário de Carvalho, mas agora que penso nisso, faz todo o sentido - gostei muito deste livro, e a ironia sobre o quotidiano, juntamente com algumas passagens desoncertantes, o humor, por vezes hilariante, e o desfecho surpreendente foram exactamente algumas das coisas que mais gostei nos primeiros livros que li do Mário de Carvalho: Casos do Beco das Sardinheiras e a A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho.
    Recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
  2. Obtive o grau de mestre com o estudo de uma das obras deste mestre da escrita (Mário de Carvalho) e o que me apaixonou foi isso mesmo... já fiquei com água no bico, se o estilo de escrita do romance de Ana S. é semelhante. Obrigada pela sugestão de mais uma leitura para este verão! MC

    ResponderEliminar