05/06/2014

olha, João, e se te fosses...

[Paulo M. Morais e a leitura de «O Intrínseco de Manolo»]

«E reviveram montes e vales, grutas e fados cantados, incendiou-se Lisboa por ali, e veio outro terramoto, este sem mortos nem marqueses, se bem que a gritaria calada por pudor nos fizesse adivinhar, a todos nós que não estivemos lá, que Manolo e Maria estavam de novo possuídos, nus, encharcados e gozando-se em sua estuporada simplicidade.»
O Intrínseco de Manolo (pag. 57)


Coro ao ler o livro do João Rebocho Pais. Não propriamente por pudor, mas pela raiva do bem que ele descreve uma das coisas mais difíceis da literatura: dois amantes a acasalarem. Viram a diferença entre nós os dois? Acasalarem é linguagem de aula de ciências, onde se mostra como os coelhos fazem coelhinhos. É preciso um “toque” especial para descrever o acto do amor (mais outra definição para ir direitinha para o lixo...), para acertar em palavras os cheiros, dimensões, particularidades dos corpos nus. É preciso um dom para descrever o que eles fazem na cama (zás! mais um lugar-comum para mim).

Coro ao ler o livro do João Rebocho Pais. Porque os preliminares estão obscenamente bem escritos, enleando-nos num jogo de palavras maviosas que depois desembocam numa torrente orgástica (combinado, deixo de fazer trocadilhos de índole sexual) que nos surpreende e abana. O João testa e estilhaça os limites de como se fala de sexo num romance sem o tornar boçal e abandalhado. E irrita a classe com que o faz, através de frases aperaltadas de casaco e gravata, mas sem calças. E sem cuecas. No uso do palavrão, o João Rebocho Pais parece-se assim à Tina: «Fodilhona, claro, mas avisada e poupadinha.» (pág. 128)

Temos aqui escritor capaz de proezas à altura de A Casa dos Budas Ditosos. E aí, coitado, o João é bem capaz de poder deixar de sair à rua. É que se não forem as fãs a dar cabo dele, serei eu, corado da cabeça aos pés. Porque a mim nem forçado me sai a maneira como gostava de acabar este texto. Vou ter de pedir ajuda ao Manolo. E é sob a sombra e protecção do teu personagem que digo isto:

Olha, João, e se te fosses foder por escreveres tão bem uma foda?

2 comentários:

  1. Paulo ... Manolo está por certo contigo. É homem de dizer as coisas, a azinheira de as ouvir e o narrador, neste caso, aquiesce meio entupido. Conhece o autor e fica ruborizado também .. pela generosidade e ousadia com que recompensas um momento.

    ResponderEliminar