12/10/2014

a redescoberta dos "produtos" açorianos

[Paulo M. Morais e a leitura do «Capítulo 41»]

«- Os produtos regionais aqui tão perto e andam p'ra aí a servir o que vem de fora! Mesmo deveras... era taponas! E as pessoas também têm culpa, se pedissem sempre o que é regional, acabava por se vender mais! O consumidor é que manda, senhora!»
in «Capítulo 41 - A Redescoberta da Atlântida»


Tive a felicidade de deslocar-me aos Açores, em trabalho, durante quatro anos consecutivos. Do somatório de tempo que lá estive, posso dizer que conheço oito ilhas entre o muito bem, o bem e o razoável, apesar de ter efectuado as viagens sempre no Inverno, muitas vezes com condições atmosféricas complicadas para quem precisa de apreciar paisagens, percorrer trilhos, visitar localidades. Falta-me o Corvo, entre outras espinhas atravessadas na garganta (como a escalada ao topo do Pico), mas mantenho a esperança de um dia aportar naquela ilha com cerca de 400 habitantes.

Fábrica de Queijadas da Graciosa
Foto: Paulo M. Morais
Uma das experiências mais gratificantes nas estadias açorianas foi o contacto com a gastronomia local. Melhor dizendo, com os produtos locais. A riqueza de sabores vai muito além dos por demais conhecidos Cozido das Furnas, chás de Porto Formoso e Gorreana, Queijo da Ilha de São Jorge, ou Ananás de São Miguel. Há o leite e a manteiga, claro, bastante difundidos em Portugal Continental. Mas o meu menu açoriano inclui ainda o queijo fresco com pimenta-da-terra, o polvo guisado com vinho de cheiro, as lapas de Molho Afonso, as queijadas da Graciosa (...comidas na fábrica), o inhame com linguiça, as amêijoas da Caldeira de Santo Cristo, as fofas do Faial, o café da Fajã dos Vimes, o bolo lêvedo, o queijo do Pico, os vinhos da casta verdelho, a alcatra de carne ou de peixe, os bolos Dona Amélia, as queijadas de Vila Franca do Campo, os bifes de vaca ou de tubarão...

Nos Açores privilegiei a comida local, como acontece quando viajo. Nas vezes em que fiquei insatisfeito com a escolha, a falha esteve na falta de respeito pela frescura e qualidade do produto. [Em Portugal, seja Continental ou Ilhas, existe a tendência de cozinhar demasiado os alimentos.] É verdade que alguns destes produtos já estão disponíveis nos supermercados do território continental. Mas acreditem que lá, naquele arquipélago de deslumbres, o sabor é incomparavelmente superior. Pela questão da frescura, claro; mas também pode ser influência da magia intrínseca dos Açores que contagia os visitantes...

E agora, que já abri o apetite, pergunto o que em tempos perguntei num texto do meu blogue: E se um dia os leitores passassem a privilegiar a leitura de autores portugueses? Que aconteceria nesse momento ao nosso mercado editorial? Duma coisa estou certo: actualmente, há escritores nacionais em quantidade e qualidade em qualquer dos géneros literários. E se são desconhecidos, pois é por estarem na sombra dos grandes nomes internacionais que tudo ofuscam.

A viagem que fiz com o livro do Pedro Almeida Maia entusiasmou-me e atiçou-me as saudades dos cenários extraordinários onde se desenrola a aventura do «Capítulo 41». Já há uns anos que não vou àquela "Atlântida", quase a meio caminho entre dois continentes. Agradeço-te, Pedro, pela lembrança. Por isso, assim que possa, vou tentar regressar a essa minha segunda casa e visitar-te. Preparas a mesa, no intervalo de escreveres novos livros?

Alcatra de peixe, na ilha Terceira
Fotografia: Paulo M. Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário